top of page
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Notícias

Mostra de Cinema da Amazônia começa nesta terça

Bate-papos, palestras, workshops, exposições com fotografias e informações que contam a história dos cinemas da capital paraense além de muitos filmes fazem parte da programação da Mostra de Cinema da Amazônia. A edição 2016 será realizada entre os dias 22 de novembro e 1° de dezembro, em Belém e oito cidades do interior do Pará. 

Leia +

Mostra de Cinema da Amazônia traz filmes e workshops gratuitos

Serão exibidos filmes do Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Brasil. Haverá ainda exposições e bate-papos gratuitos.

 

 Leia +

Mostra de Cinema da Amazônia 2016

A Mostra de Cinema da Amazônia 2016 vai acontecer em Belém e mais oito cidades do Pará. A programação inclui bate-papos, palestras, workshops e, claro, um circuito de cinema cuidadosamente selecionado. Além disto, algumas exposições fotográficas também integram as atividades, elas irão contar a história da cidade e seus cinemas em diversos retratos. 

 

Leia +

Mostra de Cinema da Amazônia 2016 traz palestras, bate-papos e filmes da Pan-Amazônia

Mais de 180 filmes já foram exibidos na Mostra de Cinema da Amazônia, que tem a nova edição confirmada em Belém e oito cidades do interior do Pará entre os dias 22 de novembro e 01 de dezembro.  

 

 Leia +

Mostra de Cinema da Amazônia 2016 traz palestras, bate-papos e filmes da Pan-Amazônia

Esse ano, o circuito traz curta metragens e longas do Peru, Colômbia, Venezuela, Bolívia e Brasil, de ficção e documentário. Grandes títulos e diretores renomados dialogam com novos produtores e a crescente cena cinematográfica paraense. 

Leia +

Belém recebe a Mostra de Cinema da Amazônia

Entrevista com Eduardo Souza. 

 

Veja aqui

Indígenas participam de sessão de "Martírio", documentário sobre os Guarani Kaiowá

A première do filme na Amazônia será ainda mais especial pela presença de lideranças indígenas de 12 etnias paraenses, convidados que colocam em debate a disputa e tomada de terras indígenas na Amazônia, um dos maiores problemas sociais que assola o Pará.  

 

Leia +

Cinema ao ar livre é a proposta da Mostra de Cinema da Amazônia 2016 para este fim de semana

Com mais de 20 títulos, entre longa e curta-metragens, a Mostra de Cinema da Amazônia 2016 convida a população de Belém a assistir aos filmes na Praça do Carmo nesta sexta e sábado, promovendo ocupação de espaço público e cultura democrática para o bairro da Cidade Velha e toda Belém.

 

Leia +

Pará é destaque da Mostra de Cinema da Amazônia 2016

Com a edição deste ano concentrada no Pará, Belém e oito cidades do interior vão receber, entre os dias 22 de novembro a 1º de dezembro, a Mostra de Cinema da Amazônia 2016.

 

Leia +

Mostra de Cinema da Amazônia 2016

Mais de 180 filmes já foram exibidos na Mostra de Cinema da Amazônia, que tem a nova edição confirmada em Belém e oito cidades do interior do Pará entre os dias 22 de novembro e 01 de dezembro.

 

Leia +

'Órfãos do Eldorado' conta com Daniel de Oliveira e Adriano Barroso no elenco. 

Mais de 180 filmes já foram exibidos na Mostra de Cinema da Amazônia, que tem a nova edição confirmada em Belém e oito cidades do interior do Pará entre os dias 22 de novembro e 01 de dezembro.

 

Leia +

Sem custos e voltada para todas as idades, a Mostra deste fim de semana será em espaços do Largo do Carmo

Com mais de 20 títulos, entre longa e curta-metragens, a Mostra de Cinema da Amazônia 2016 convida a população de Belém a assistir aos filmes na Praça do Carmo nesta sexta e sábado, promovendo ocupação de espaço público e cultura democrática para o bairro da Cidade Velha e toda Belém.

 

Leia +

Os indígenas nos festivais de cinema da Amazônia

A causa indígena foi presente nos  festivais de cinema realizados este mês na região norte. O 7oFestival Pachamama, no Acre, a 7a Mostra de Cinema da Amazônia , no Pará, e a 14ª edição do Cineamazônia, festival latino-americano de cinema ambiental, em Rondônia, que trouxeram o tema à tona.

 

Leia +

Mostra de cinema amazônico toma conta da cidade

A Mostra de Cinema Amazônico 2016 vai ocupar, a partir desta semana até dia 6 de dezembro, vários espaços de Belém, entre eles, o Fórum Landi, o Centro Cultural do Carmo e a própria a Praça do Carmo, no bairro da nossa Cidade Velha, Centro Histórico da capital paraense.

 

Leia +

Mostra de cinema tem olhares sobre a Amazônia

Mostra que será aberta hoje em Belém terá, além da exibição de filmes produzidos na Pan-Amazônia, workshops e bate-papo sobre a sétima ar.

 

Leia +

Apresentação

A Mostra de Cinema da Amazônia é um evento itinerante que utiliza o cinema como ferramenta de intercâmbio cultural entre a Amazônia e o mundo. Em 2016, apresenta em Belém e oito cidades do interior paraense, circuito de filmes da Amazônia Internacional, rodas de conversa, bate-papos, workshops e a ocupação de várias salas de cinema da cidade e praças públicas com 14 longas e 10 curta metragens.

O projeto já passou por Paris, Berlim, Frankfurt, Munique, Hannover, Colônia, Lisboa, Coimbra, Porto, Góis, Caiena, e todos os estados da Amazônia brasileira. Esse ano tem o patrocínio do Banco da Amazônia e da Griffo Comunicação através da Lei Rouanet.

Entre 22 de novembro de 01 de dezembro, os paraenses poderão conferir uma programação totalmente gratuita em diversos espaços da cidade, com debates e reflexão sobre a Amazônia no século XXI.

Convidados

LUCA PAIVA MELLO  
 

Luca Paiva Mello é criador e showrunner carioca indicado ao Emmy Internacional de Melhor Série Dramática por “Mothern”, exibida pela GNT. Ele também é responsável pelos sucessos “O Negócio” (HBO), “Julie e os Fantasmas” (Nickelodeon/Band), Descolados (MTV) e outras. Desde 2013, o roteirista integra o júri do International Emmy® Awards, sendo também consultor do GLOBO LAB e conselheiro permanente da Academia de Histórias Curtas, da RBS/ Globo.

ROBERTO MARTHA 
 

Roberto Martha é símbolo de negócio e um dos mais prestigiados executivos do audiovisual brasileiro. Além de ser especializado em gestão de projetos e modelos de negócio, Martha possui uma larga experiência e domínio de diversos conteúdo para TV. Foi Diretor de Produção e Negócios na Viacom Internacional e no grupo Discovery, produzindo centenas de horas de programação em vários formatos, tendo destaque “Escola Pra Cachorro” (Nickelodeon), “Trabalho Duro” e “Águias da Cidade” (Discovery), “Copa do Caos” (MTV), “Julie e os Fantasmas” (Nickelodeon), entre outras produções.

SÉRGIO ANDRADE
 

Nascido em Manaus, em 1967, Sérgio se graduou em Comunicação Social na Estácio de Sá. Trabalhou como produtor local na região amazônica para diversas produções nacionais e internacionais para o cinema e TV. Em 2008 se tornou cineasta ao dirigir seu primeiro curta. Seus três curtas e seu primeiro longa  (A Floresta de Jonathas) participaram de festivais importantes tais como Clermont-Ferrand, Rotterdam, Toulouse, Taipei, entre outros. Sérgio também participou do Berlinale Talent Campus 2013. Filmografia 2008 – Criminosos | 2009 – Um Rio Entre Nós  | 2010 – Cachoeira  | 2012 – A Floresta de Jonathas) de Sergio Andrade

ADRIANO BARROSO

Adriano Barroso é ator diretor, dramaturgo e roteirista. tem 30 anos de carreira, atuando no teatro e cinema nacional. escreveu 18 peças. O texto "A farsa do boi ou o desejo de catirina" foi traduzida e montada em países como França e Cuba e montado em cinco cidades brasileiras. No cinema atuou em nove longas metragens e doze curta. Escreveu roteiros de ficção, documentário, série de Tv e animação. É o roteirista amazônico com mais roteiros filmados na região. Tem tres livros publicados, dois de dramaturgia e um de poemas e participação em diversas antologias brasileias com contos e novelas e algumas revistas nacionais com criticas e crônicas.

 

ÚRSULA VIDAL
 

Ursula Vidal é jornalista e documentarista paraense, atuando como repórter, apresentadora e editora do canal TELECINE, cobrindo os principais Festivais de Cinema do país e os bastidores de grandes produções do cinema brasileiro. Também já dirigiu diversos documentários em sua carreira, tendo destaque “Catadores de Sonhos” e também assina a direção, roteiro e montagem da série documental “Aurá – Eu sou de lá”. Hoje, Úrsula é produtora executiva, diretora e roteirista da produtora audiovisual Abre-te Cérebro Produções.

HOMERO FLÁVIO
 

Homero Flávio é produtor e diretor audiovisual desde 2002. Já dirigiu curtas e documentários premiados em vários estados do Brasil, além de ministrar diversas oficinas de cinema em Belém. Em 2014, inicia o trabalho de co-direção do documentário de curta-metragem “Catadores de Sonhos”, ao lado de Úrsula vidal, sobre a vida dos catadores que trabalham no segundo maior lixão do Brasil: o Aterro do Aurá, que faz parte da Mostra de Cinema da Amazônia 2016.

PIERRE A. AZEVEDO
 

Trabalha principalmente em pesquisas nas áreas de estudo em Antropologia, nos temas: Cultura Popular, Memória Social e Religiosidade Afro-amazônica. Atualmente atua como pesquisador e produtor em projetos científicos e audiovisuais. Apoiador e colaborador das ações de salvaguarda do Carimbó em parceria com a Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, atuando em documentações e produções audiovisuais desde 2014. Coprodutor, pesquisador e fotógrafo na etnografia Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua, que apresenta a história e cotidiano dos mestres da cultura popular do arquipélago localizado na região do Salgado Paraense, nos anos de 2012 a 2015.

CRIS SALGADO
 

Articuladora Cultural em Belém desde 2005 desenvolvendo os projetos musicais Limonada Sonora (PA e RJ), Coletivo Pogobol, Festival de Música da UFPA - Rock Rio Guamá 2011 e 2012, produz na capital o expressivo movimento cultural Batuque na Praça, Da Paz com Da República nascido no carnaval de 2011, todos buscando espaço para a divulgação de grupos, artistas e Mestres populares. Desenvolve trabalho de composição de figurino e cenografia para cinema e espetáculos paraenses desde 2007. Colaboradora dentro das ações de pesquisa e mapeamento do Museu da Pessoa a partir de 2010. 

ALDRIN FIGUEREDO
 

Aldrin Figueiredo é historiador, professor e diretor do Centro de Memória da Amazônia. Coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA) e é professor do programa de pós-graduação em História Social da Amazônia. Suas pesquisas procuram conexões entre a história cultural, as artes visuais e o ensaio crítico. Atualmente dedica-se ao estudo das artes plásticas e literárias na Amazônia nos séculos XIX e XX, focando temas como patrimônio histórico e artístico; memória e acervos da imigração estrangeira na Amazônia; e a história social da intelectualidade amazônica entre os séculos XVIII e XX.

FABIO BALDO
 

Nascido no interior de São Paulo e formado em cinema pela FAAP, Fábio dirigiu os filmes Caos (2010); Da Origem (2011); É Tudo Lágrima (2013); Geru (2014) e Antes o Tempo não Acabava (2016), exibidos em festivais como Berlim, Clermont-Ferrand, Toulouse, Montreal, Kiev, Moscou, Guadalajara, Tiradentes, Janela e Semana dos Realizadores. Geru recebeu o troféu Candango de melhor ator e melhor som no 47o Festival de Brasília. Seu trabalho como montador recebeu menções em importantes veículos internacionais como a revista americana Variety e o The Hollywood Reporter.

Filmes

Contato

Av. Gentil Bittencourt, 1185 apt.1601 

Bairro: Nazaré  CEP: 66.040-174

Belém - Pará - Brasil
 

Tel.: +55 (91) 2121-6096 / 98155-4000

E-mail: mostramazonia@gmail.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Apresentação
Convidados
Filmes
Notícias
Contato
Programação
Edições anteriores

Edições Anteriores

Primeira Mostra de Cinema da Amazônia em nível internacional com filmes inteiramente produzidos e realizados nos estados do norte do Brasil.

O evento aconteceu em Paris e fez parte da programação oficial do “Ano do Brasil na França”, através da Exposição Amazônia Brasil.

Reuniu 19 filmes, entre curtas metragens, vídeos, documentários e animações, e apresentou a Amazônia sob os mais diferentes ângulos e aspectos.

O projeto foi muito bem recebido pelos franceses e abriu as portas do cinema amazônico para o mundo. 

Projeto premiado entre os melhores 40 projetos de intercâmbio cultural entre o Brasil e o mundo.

Foi idealizado, produzido e realizado pelo Instituto Cultural Amazônia Brasil com o patrocínio do MINC através do Programa Copa da Cultura.

A II Filmvorführung Amazoniensselecionou, traduziu e legendou 20 produções independentes feitas no norte do Brasil, nos estados do Pará, Rondônia e Amazonas, e exibiu os filmes em cinco cidades alemães.

A Mostra reuniu curtas metragens, vídeos, animações e documentários, foi muito bem recebida em todas as cidades, e já tem convites para ser realizada em outros países na Europa.

A III Mostra de Cinema da Amazônia acontece em diferentes momentos, tanto no Brasil como na Europa. O projeto será lançado em Coimbra, Portugal, dentro da Feira Internacional de Turismo na Universidade de Coimbra. Depois os filmes serão exibidos no espaço da Associação Acadêmica da Universidade e no Cine Clube Fila K. Em Amsterdan o evento acontecerá no espaço Huizenfrankendael.

Entre os meses de março e junho de 2012 a Mostra acontecerá em diversas capitais da Amazônia, como Belém, Manaus, Boa Vista e Macapá, levando tanto os filmes brasileiros como também mostras de filmes europeus dos países por onde a Mostra já passou.

Não se trata simplesmente de uma mostra de filmes, mas de uma iniciativa de intercâmbio cultural internacional através do cinema.

Em 2013 realizamos a quarta edição do evento que já passou por 14 cidades e 5 países em quase 10 anos de existência. Desta vez a Mostra aconteceu no Brasil e Europa, resultando em 60 dias de debates, encontros, fóruns e exibições de curtas, médias, longas, documentários e animações de todos os países envolvidos no projeto.

No Brasil a mostra percorreu durante o mês de maio de 2013 as capitais dos estados do Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá e Roraima através de parceria firmada com os coletivos integrantes do Circuito Fora do Eixo.

Em junho a mostra atravessa o oceano e aporta em Portugal com uma programação que envolve shows musicais, intervenções, exposições e feira gastronômica em 3 cidades portuguesas. 

De 7 a 23 de novembro de 2014 o cinema amazônico foi destaque em Portugal na V Mostra de Cinema da Amazônia.

Foram mais de 30 filmes exibidos em Lisboa, Porto, Coimbra e Góis. A programação reuniu o melhor da produção audiovisual amazônica contemporânea, com filmes que revelam traços marcantes da cultura regional e apresentam ao mundo um retrato verdadeiro de seu povo, sem os estereótipos tão comuns em algumas produções, mesmo nacionais.

O evento também trouxe para Belém a Mostra de Cinema Português, reforçando o principal objetivo do projeto, o intercâmbio cultural entre os países e cidades envolvidas.

A Mostra de Cinema da Amazônia é um evento itinerante que utiliza o cinema como ferramenta de intercâmbio cultural entre a Amazônia e o mundo. Em sua sexta edição, o projeto que já passou por Paris, Berlim, Frankfurt, Munique, Hannover, Colônia, Lisboa, Coimbra, Porto, Góis, Caiena, e todos os estados da Amazônia brasileira, agora volta a acontecer no Brasil, em Belém, Bragança, Manaus e Rio Branco.

Entre 14 e 27 de setembro, o público amazônico terá a oportunidade de entrar em contato com 67 produções audiovisuais da Amazônia brasileira e internacional, em duas semanas de exibições, oficinas, palestras e debates em torno do cinema produzido no norte do Brasil. A Mostra é composta de 10 programas de 2 horas cada um, sempre com um videoclipe abrindo e fechando cada sessão.

Site: Mostra de Cinema da Amazônia  2015

bottom of page